segunda-feira, 26 de março de 2012

Alice Vieira,

é uma das minhas escritores preferidas,desde que a conheci através de "Rosa ,minha irmã Rosa". Foi dos primeiros livros que comprei à minha filha quando o gosto pela leitura crescia; desde essa altura compro os livros dela, e o último "O que se leva desta vida",(crónicas e estórias) não foi excepção. E hoje, ao vaguear pela blogosfera, lembrei-me de partilhar alguns bocadinhos de "Grossistas de palavras":
Porque para todas as profissões se requerem estudos, habilitações, trabalho forçado, provas dadas. Para todas-menos para a de escritor. Que é, cada vez mais, uma profissão muito mal frequentada...
(...)
Mal comparado, isto é assim como se uma pessoa que fosse habilidosa a coser bainhas se sentisse com todo o direito de coser a barriga de um desgraçado na sala de operações.
Claro que hoje qualquer um pode publicar um livro: ou paga do seu bolso, ou encontra uma editora que vá na conversa.
Até porque os motivos que levam à escrita cada vez são mais estranhos, e o sucesso cada vez mais rápido, sob os holofotes das câmaras de televisão e das capas das revistas.
Emagreci trinta quilos? Escrevo um livro.
Desapareceu-me a bagagem no voo de Cancún? Escrevo um livro.
(...)
Publicar um livro, por si só, não faz de ninguém um escritor.
Aqui no meu bairro houve em tempos uma agência turística. Fraca ,sem rasgo, aguentou muito pouco tempo. Mas o dono, honestamente, intitulava-se "grossista de viagens".
Aí está: "grossista de palavras" talvez não fosse má designação para esses que de vez em quando publicam umas coisas que, à primeira vista - e porque somos um país de míopes-, até parecem livros.
Mas ainda o pior de tudo é pensarmos que para haver livros tem de haver papel; e para haver papel tem de haver árvores.
É então que recordo, com muita saudade, o meu amigo José Palla e Carmo quando dizia: "Meu Deus, a quantidade de árvores que é preciso deitar abaixo para se fazer papel de parvo..."


E como acontece em quase todas as alturas que a leio, acabo a sorrir.

3 comentários:

mfc disse...

E ela está acrregadinha de razão!

Anna^ disse...

oh se está!!!! :)

Dulce disse...

Mais uma coisa que temos em comum: adoro Alice Vieira!